O Gran Fondo

A história do Gran Fondo começa em 1971 como Nove Colli, na cidade de Cesenatico que  pertence a Costa Adriática italiana, o nome se refere as nove colinas que fazem parte do  percurso, o clube organizador de ciclismo local, contou com nomes como Fausto Coppi e o  menino Marco Pantani.

Hoje, esta é considerada a maior festa do ciclismo italiano, com dois dias de exposição e 12 mil  ciclistas que esgotam as inscrições em menos de um minuto.

Não é possível a tradução ao pé da letra do termo Gran Fondo, quer dizer grande superfície,  mas para os ciclistas, significa grande desafio, ou provas de longa distância, hoje temos  geralmente duas opções, para que mais pessoas possam viver essa emoção.  Em 2011 foi fundado o GFNY, e a imagem da ponte George Washington coberta de um verde  vivo se deslocando como um mar pelas ruas e estradas, não tinha outro destino que não fosse  o sucesso, e de levar essa energia para outros tantos países, fato que aconteceu a partir de  2014.

A grande mágica, está na junção de percursos desafiadores, excelente organização, paisagens  incríveis e do amador viver as mesmas condições de uma grande prova profissional. Nesta  primeira edição no Brasil, a cidade de Conservatória no Rio de Janeiro foi a escolhida para  receber e transformar cada participante presente.

No distrito de Valença conhecida como “Cidade das Serestas”, é comum encontrarmos placas  nas casas com trechos de serestas, escolhidas pelo próprio morador, e a noite saem pelas ruas  cantando suas canções preferidas.

Conservatória, tem em Portugal o nome de origem, e era uma espécie de cartório de registro  de populações, onde os portugueses cadastravam os índios da região, a entrada principal é  marcada pelo famoso túnel que chora, construído por escravos para passagem da linha férrea,  algumas fazendas históricas remetem ao apogeu da época do café na região.

A prova inaugural do GFNY no Brasil, nos colocará dentro de um desafio físico e mental,  emoldurado por paisagens de tirar ainda mais o fôlego, e muito rico em história, cada  quilômetro será inesquecível.

Contando os dias para viver essa oportunidade.

Be a Pro For a Day

Ricardo Gaspar

 

Participe do GFNYBrasil:

Saiba mais sobre o GFNYBrasil:
Site oficial Facebook Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *